ESCOLA

A Escola de Ensino Fundamental Francisca Cavalcante Fialho situada as margens da BR 020, está sediada na Vila da Cachoeirinha no Distrito da Barra Nova a 15 km do município de Tauá – Ceará, tendo como CEP: 63.660-000, CNPJ: 03.181.985/0001-97. Criada pelo Decreto Lei Nº 001/89 de 13.03.1989, cadastrada na FIBIE sob Nº 23109297. É um estabelecimento que pertence a rede municipal de ensino de Tauá-Ceará, sendo subordinada técnica e administrativamente à Prefeitura Municipal de Tauá, através da Secretaria da Educação do Município. 
            A construção do Projeto Político Pedagógico constitui-se no retrato dos anseios, perspectivas e objetivos da comunidade escolar e local, visto que é sua expressão maior. Por esta razão, o coletivo de professores, juntamente com o núcleo gestor, conselho escolar, alunos e representantes de pais, em reuniões discutiram, questionaram a construção do PPP, realizaram sua reelaboração, procurando pensar melhor o desempenho enquanto educadores de uma escola que, busca-se reunir realidade e espírito de luta.


É uma entidade de direito público, ligada a rede municipal de ensino e tem como objetivo, ministrar a educação, Ensino Fundamental(Anos finais) e a educação de Jovens e Adultos EJA, 2º seguimento 8º e 9º Ano. A escola funciona regularmente nos 02 (dois) turnos: manhã e tarde e no turno noite EJA, sendo sua matrícula atual de alunos com a seguinte programação:


Manhã
  • 6º ano
  • 7º ano
Tarde 


  • 8º ano
  • 9º ano
Noite


EJA 2º Segmento


  • Turma A
  • Turma B
  • Turma C


A escola presta serviços a uma clientela carente economicamente, devido ás condições climáticas impostas pela região onde está localizada sendo que a grande maioria das famílias destas, tem como principal atividade econômica a agricultura de subsistência, dependentes de uma condição climática favorável a seu desenvolvimento. Apesar das dificuldades sociais, a cultura regional é extremamente rica e diversificada, porém pouco resgatada pelas novas gerações.


Baseada nestes aspectos, a escola busca ser um agente transformador da sociedade, percebendo-se parte integrante dela, identificando seus elementos e as transformações que nela acontecem, contribuindo ativamente para a melhoria do meio onde está inserida, através da formação de cidadãos conscientes e responsáveis pela construção de uma sociedade humana, democrática justa e solidária.


Sabendo que a relação educativa é antes de tudo uma relação política, e de que as práticas pedagógicas são sociais e políticas, a escola busca concretizar um projeto de atuação político-pedagógico, que implica em avaliar práticas e buscar explicita e sistematicamente, intervir na realidade para transformá-la.


O projeto político pedagógico trata-se, portanto de um projeto de natureza gerencial, objetivando criar condições favoráveis para a melhoria do processo ensino-aprendizagem do aluno e no desempenho da escola como todo.


Sabemos que a educação é a principal via de transformação social ao propiciar a formação do homem para o exercício da cidadania, e que a escola em sua prática educativa devem emergir como instrumento que auxiliem na formação deste cidadão, crítico, participativo, autônomo, consciente e criativo.


Para a escola a criança é a base onde é formado o homem cidadão, A criança é um ser humano único, completo e, ao mesmo tempo, em crescimento e em desenvolvimento. É um ser humano completo porque tem características necessárias para ser considerado como tal: constituição física, forma de agir, pensar e sentir. É um ser em crescimento porque seu corpo está continuamente aumentando em peso e altura. É um ser em desenvolvimento porque essas características estão em permanente transformação.


O crescimento e o desenvolvimento da criança e do jovem ocorrem tanto no plano físico quanto no psicológico, pois um depende do outro situada  em um determinado contexto social, político, econômico e cultural sendo a escola agente integrante e formador para que esta base seja firme e fundamentada em preceitos de solidariedade, igualdade e justiça, baseada em conhecimentos e atitudes desenvolvidas ao longo de sua vida, para que este homem possa exercer a plenitude dos seus direitos e deveres.


Assim, o projeto político-pedagógico da nossa escola é pautada na perspectiva interacionista na qual se articula o desenvolvimento e a aprendizagem e enfatiza a necessidade de haver um espaço que contemple todas as dimensões do humano, visando o desenvolvimento integral dos nossos alunos como sujeito de cultura. Compreendemos  que o desenvolvimento humano se dá através das trocas com o meio físico e social, nos quais um( meio físico e social) influencia o outro.


Os/As alunos/as com necessidades especiais também são atendidas em nossa escola(sem dispensar o atendimento especializado) recebendo estimulação, carinho, e vivenciando situações de aprendizagem, não podendo ser discriminada nem ter sua matrícula recusada.


Consideramos também a adolescência como uma etapa de transição, um período de latência social, por isso, buscaremos desenvolver a capacidade do adolescente de se expressar com integridade, dignidade de forma saudável, ampliando as possibilidades de reflexão, o aumento da autoestima, promoção de equidade de gênero e da cidadania. Portanto, estamos organizados para atender essa clientela compreendendo e contribuindo para sua formação.


        Quanto a Educação de Jovens e Adultos a ideia principal de implementar o nível de ensino do 2º segmento (EJA 8ª e 9º ano) na escola Francisca Cavalcante Fialho deu-se para garantir a oferta de ensino, e assegurando de fato o que é garantido pela Lei aos Jovens e Adultos.


            Respaldados pelos avanços alcançados na Constituição Federal de 1988, no Artigo 28, que garante a educação para todos àqueles que a ela não tiveram acesso ou continuidade dos estudos.


          A Educação de Jovens e Adultos – EJA passou a ser uma modalidade da Educação Básica na Escola Francisca Cavalcante Fialho, onde vem atender a uma demanda de alunos buscando exercer uma educação de inclusão, equalizadora, propiciando oportunidades para aqueles que foram excluídos do processo de Educação. Assim, acreditando que todo ser humano tem potencial e que não vive isolado e é responsável pelo meio que o cerca. Esta escola pretende oferecer uma educação em que se busca desenvolver o aprender a aprender, o aprender a fazer, o aprender a conviver, o aprender a ser, favorecendo o desenvolvimento das habilidades e competências inerentes a uma educação processual.


Com relação a Formação continuada para nossos professores, gestores e demais servidores a escola é bem servida considerando os cursos ofertados pela Secretaria Municipal de Educação, porém estamos nos propondo a realizarmos Formações na própria escola( Vê item sobre Demandas de Formação).


Entre as várias ações pedagógicas voltadas para os/as alunos/as com dificuldades de aprendizagem a escola adota prioritariamente estes: Reforço escolar, Acompanhamento individualizado, Apadrinhamento de alunos com dificuldades de aprendizagem pelos funcionários, Visita as famílias, Tutoria de sala, Momento de conscientização com os pais para um acompanhamento específico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário